Web Designer: O que é, o que faz e onde trabalhar

Web Designer: O que é, o que faz e onde trabalhar

Profissão web designer: O que é? o que faz? Onde trabalhar com nesta área?

 

Você já percebeu que nos últimos anos, as interfaces da internet está cada vez mais atraente e intuitiva? de uma forma geral, uma das razões dessa melhora está relacionada com os trabalhos de web design.

Haja vista que, umas das principais funções de um web designer é desenvolver interfaces que atraiam o usuário e que sejam fáceis de usar.

Quer saber mais sobre esta profissão? Continue lendo este artigo que você vai aprender sobre:

  • O que é web designer;
  • O que um web designer faz;
  • Quais os conhecimentos necessários para ser um web designer;
  • Onde trabalhar com a profissão web designer;

O que é web designer?

 

O web design é uma ampliação da prática do design gráfico, que envolve o desenho de qualquer tipo de layout, banner ou mídia computadorizada.

“Web designer é o profissional competente para a elaboração do projeto estético e funcional de um website, popularmente conhecido como o profissional responsável pela criação de websites ou páginas de internet.” (wikipedia, 2014).

Em resumo, o web designer é um profissional da área de design que planeja, desenvolve e faz manutenção em sites e aplicações na internet.

Esse profissional deve ser capaz de fazer o levantamento dos objetivos e necessidades de cada cliente e desenvolver interfaces de acordo com as informações e os objetivos do site, de forma que facilite a comunicação e experiência do usuário.

O que faz um web designer

O profissional web designer é responsável por projetar e desenhar blogs, websites, lojas virtuais, sistemas e outras aplicações web.

Seu papel é criar interface gráfica do site (layout), transformar esta interface em uma versão navegável e otimizada para os variados dispositivos.

Conhecimentos necessários para ser um web designer

Para quem deseja se tornar um Web Designer o profissional é importante conhecer os principais elementos sobre Design, como por exemplo teoria das cores, tipografia, usabilidade, performance e etc.

Conhecer tecnologias básicas de apresentação de websites, tais como: HTML, CSS e JavaScript.

Além de ter o conhecimento de algumas das tecnologias como: PHP, ASP, CGI, JSP, Cold Fusion, SQL, entre outras que são utilizadas para programação de funções mais avançadas.

Existem diversas ferramentas no mercado para facilitar o trabalho do web designer. Entre elas as mais utilizadas são: Adobe Photoshop, Fireworks e Illustrator para criação de imagens. Dreamweaver para trabalhar com linguagens de marcação e CSS. Entre várias outras.

O web designer precisa estar sempre atualizado, tanto nos conceitos gráficos, como em aperfeiçoamento das ferramentas e tendências do mercado, para manter um diferencial competitivo.

Onde trabalhar como web designer

 

Esse profissional pode trabalhar como funcionário em empresas de vários segmentos que, desejam ter e manter um site atualizado.

Pode trabalhar em agências de Publicidade que, têm uma carteira de clientes e atua em diversos projetos.

Ou pode atuar de forma independente, como Freelancer, atendendo pessoas e empresas a partir de um escritório próprio, ou até mesmo de sua casa, pelo modelo de home-office.

Nessa opção, é fundamental que o profissional web designer tenha algum conhecimento em marketing digital e seja capaz de criar uma estratégia de vendas para atrair e conquistar novos clientes.

Comments are closed.